Introdução
Java é uma das linguagens de programação mais populares do mundo, utilizada para o desenvolvimento de aplicações para diversas plataformas, como desktop, web, mobile e dispositivos embarcados. Para criar e executar aplicativos Java, você precisa de um pacote de software chamado Java Development Kit (JDK).
O JDK contém o Java Runtime Environment (JRE), que é um conjunto de componentes de software que fornecem a funcionalidade básica do Java, como execução de bytecode Java, gerenciamento de memória e manipulação de exceções. O JDK também contém ferramentas e bibliotecas que ajudam a desenvolver, compilar, depurar e testar aplicativos Java, como:
jdk1.7.0_80 download
O javac compilador, que converte o código-fonte Java em bytecode executável.
O Java launcher, que executa aplicativos Java a partir da linha de comando ou de uma interface gráfica.
O javadoc ferramenta, que gera documentação HTML a partir do código-fonte Java.
O jarra ferramenta, que cria e gerencia arquivos compactados que contêm classes e recursos Java.
O jdb depurador, que permite inspecionar e modificar o estado de um aplicativo Java em execução.
O jshell ferramenta, que fornece um shell interativo para avaliar expressões e instruções Java.
O jlink ferramenta, que cria imagens de tempo de execução personalizadas que contêm apenas os módulos necessários para seu aplicativo.
O jdeps ferramenta, que analisa as dependências do seu aplicativo e sugere formas de reduzi-las.
O jmod ferramenta, que cria pacotes modulares que contêm classes e recursos Java.
O jdeprscan ferramenta, que verifica seu aplicativo para usos de APIs obsoletas.
O jpackage ferramenta, que cria instaladores e inicializadores nativos para seu aplicativo.
O jmap, jstack, jstat, jconsole, jvisualvm, jmc, e jfr ferramentas, que ajudam a monitorar e analisar o desempenho e o uso de memória de seu aplicativo.
O jps, jinfo, jcmd, jhsdb, e jattach ferramentas, que ajudam a controlar e solucionar problemas em execução de processos Java.
O javap, javapackager, javah, javafxpackager, javawebstartlauncher, ferramenta-chave, kinit, klist
Neste artigo, mostrarei como baixar e instalar o JDK em seu sistema Windows, bem como verificar sua versão do Java e configurar o JAVA Baixando o instalador do JDK
Para baixar o instalador do JDK, você precisa visitar a página Oracle Java Downloads, onde você pode encontrar as versões mais recentes do JDK para várias plataformas e arquiteturas. Neste artigo, vamos nos concentrar no JDK for Windows x64, que é compatível com sistemas Windows de 64 bits.
Na página Oracle Java Downloads, você verá uma tabela que lista as versões JDK disponíveis e suas datas de lançamento. Você pode clicar no número da versão do JDK para ver mais detalhes e opções de download. Por exemplo, se você clicar em JDK 15.0.2, verá uma página semelhante a esta:
Nesta página, você pode ver os recursos e aprimoramentos do JDK 15.0.2, bem como os requisitos do sistema e as instruções de instalação. Você também pode ver uma tabela que mostra os links de download para diferentes plataformas e arquiteturas. Para baixar o instalador do JDK para Windows x64, você precisa clicar no link que diz Instalador do Windows (exe). Você será solicitado a aceitar o contrato de licença antes de iniciar o download.
O nome do arquivo do instalador do JDK para Windows x64 será algo como jdk-15.0.2_windows-x64_bin.exe, onde 15.0.2 é o número da versão do JDK e x64 é a arquitetura. O tamanho do arquivo será de cerca de 160 MB. Você pode salvar o arquivo em qualquer local do sistema, como a pasta Downloads.
Instalando o JDK a partir do instalador .exe
Depois de baixar o instalador do JDK, você pode executá-lo clicando duas vezes nele ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Executar como administrador. Você verá uma janela parecida com esta:
Este é o JDK Install Wizard, que o guiará pelas etapas de instalação do JDK em seu sistema. você pode clicar em Próximo para prosseguir com as configurações padrão, ou você pode clicar em Mudar... para personalizar as opções de instalação.
As opções de instalação padrão são:
O JDK será instalado em uma pasta chamada C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2, onde 15.0.2 é o número da versão do JDK.
O JRE será instalado em uma pasta chamada C:\Arquivos de Programas\Java\jre-15.0.2, onde 15.0.2 é o número da versão do JRE.
O JRE público será instalado em uma pasta chamada C:\Program Files (x86)\Common Files\Oracle\Java\javapath, que será adicionado à variável PATH do sistema.
O código fonte do JDK será instalado em um arquivo chamado C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2\lib\src.zip, onde 15.0.2 é o número da versão do JDK.
Um atalho para iniciar a ferramenta Java Mission Control será criado em sua área de trabalho.
Um atalho para iniciar o Painel de Controle Java será criado no menu Iniciar.
Um atalho para iniciar o Java Update Checker será criado no menu Iniciar.
O recurso Java Update será ativado por padrão, o que verificará as atualizações automaticamente e o notificará quando estiverem disponíveis.
Se você quiser alterar qualquer uma dessas opções, você pode clicar em Mudar... e selecione um diretório de instalação diferente, escolha se deseja instalar ou não certos componentes ou desabilitar ou habilitar certos recursos.
Depois de escolher as opções de instalação, você pode clicar em Próximo para iniciar o processo de instalação. Você verá uma barra de progresso que mostra quanto da instalação foi concluída. A instalação pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade do sistema e da conexão de rede.
Quando a instalação terminar, você verá uma janela semelhante a esta:
Esta janela confirma que o JDK foi instalado com sucesso em seu sistema. você pode clicar em Fechar) para sair do Assistente de instalação do JDK. Você também pode clicar em Próximo para ver algumas informações e recursos adicionais sobre o JDK, como as notas de versão, a documentação, os tutoriais e o suporte.
Verificando sua versão do Java
Depois de instalar o JDK, você pode verificar sua versão do Java para verificar se a instalação foi bem-sucedida e se você possui a versão correta do Java em seu sistema. Há duas maneiras de verificar sua versão do Java: usando o Prompt de Comando ou usando o utilitário Sobre o Java.
Usando o Prompt de Comando
O prompt de comando é uma interface baseada em texto que permite executar comandos e programas em seu sistema. Você pode usar o prompt de comando para verificar sua versão do Java seguindo estas etapas:
Abra o prompt de comando clicando no menu Iniciar e digitando cmd na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Windows + R no seu teclado, digite cmd na caixa de diálogo Executar e clique em OK.
Na janela Prompt de comando, digite java -versão e pressione Digitar. Este comando exibirá a versão do Java que está em execução no seu sistema.
Você deve ver uma saída parecida com esta:
C:\Users\user>java -version java version "15.0.2" 2021-01-19 Java(TM) SE Runtime Environment (build 15.0.2+7-27) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM ( build 15.0.2+7-27, modo misto, compartilhamento)
A saída mostra o número da versão do Java, a data de liberação, o nome do ambiente de tempo de execução e o número da compilação e o nome da máquina virtual e o número da compilação. Neste exemplo, a versão do Java é 15.0.2, que é a mesma versão do JDK que instalamos.
Usando o utilitário Sobre o Java
O utilitário About Java é uma interface gráfica que mostra informações sobre a instalação do Java, como a versão, o fornecedor e o diretório inicial. Você pode usar o utilitário Sobre o Java para verificar sua versão do Java seguindo estas etapas:
Abra o utilitário About Java clicando no menu Iniciar e digitando Sobre Java na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode ir para C:\Arquivos de Programas\Java\jre-15.0.2\bin, onde 15.0.2 é o número da versão do seu JRE e clique duas vezes em javacpl.exe.
Na janela Sobre o Java, clique em Sobre.... Isso exibirá uma caixa de diálogo que mostra informações sobre a instalação do Java.
Você deve ver uma caixa de diálogo parecida com esta:
A caixa de diálogo mostra o número da versão Java, o nome do fornecedor e o diretório inicial de sua instalação Java. Neste exemplo, a versão do Java é 15.0.2, que é a mesma versão do JDK que instalamos.
Definindo a variável de ambiente JAVA_HOME
A variável de ambiente JAVA_HOME é uma variável de sistema que armazena o caminho para o diretório de instalação do JDK. A variável JAVA_HOME é usada por alguns aplicativos e ferramentas que requerem acesso ao seu JDK, como IDEs, ferramentas de construção e servidores de aplicativos. Definir a variável JAVA_HOME é opcional, mas é recomendado se você quiser evitar possíveis problemas ao localizar ou usar seu JDK.
Há duas maneiras de definir a variável de ambiente JAVA_HOME: usando o Painel de Controle de Propriedades do Sistema ou usando o Prompt de Comando.
Usando o Painel de Controle de Propriedades do Sistema
O Painel de controle de propriedades do sistema é uma interface gráfica que permite visualizar e modificar várias configurações do sistema, como desempenho, segurança e variáveis de ambiente. Você pode usar o Painel de Controle de Propriedades do Sistema para definir a variável de ambiente JAVA_HOME seguindo estas etapas:
Abra o Painel de Controle de Propriedades do Sistema clicando no menu Iniciar e digitando Sistema na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Janelas + Pausa/Pausa no teclado ou clique com o botão direito do mouse em este pc ou meu computador e escolha Propriedades.
Na janela Propriedades do sistema, clique em Configurações avançadas do sistema. Isso abrirá a guia Avançado da caixa de diálogo Propriedades do sistema.
Na guia Avançado, clique em Variáveis ambientais.... Isso abrirá a caixa de diálogo Variáveis de ambiente, que mostra as variáveis do usuário e do sistema em seu sistema.
Na caixa de diálogo Variáveis de ambiente, na seção Variáveis do sistema, clique em Novo.... Isso abrirá a caixa de diálogo Nova variável de sistema, que permite criar uma nova variável de sistema.
Na caixa de diálogo Nova variável de sistema, digite JAVA_HOME como o nome da variável e insira o caminho para o diretório de instalação do JDK como o valor da variável. Por exemplo, se seu JDK estiver instalado em C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2, insira-o como o valor da Variável. Clique em OK para salvar a nova variável do sistema.
Na caixa de diálogo Variáveis de ambiente, na seção Variáveis do sistema, localize a variável chamada Caminho e selecione-o. Clique em Editar.... Isso abrirá a caixa de diálogo Editar variável do sistema, que permite modificar uma variável do sistema existente.
Na caixa de diálogo Editar variável do sistema, clique em Novo e entrar %JAVA_HOME%\bin como a nova entrada. Isso anexará o diretório bin do seu JDK à variável PATH do sistema, o que permite executar comandos Java de qualquer local do sistema. Clique em OK para salvar as alterações.
Na caixa de diálogo Variáveis de ambiente, clique em OK para fechá-lo. Na caixa de diálogo Propriedades do sistema, clique em OK para fechá-lo.
Usando o Prompt de Comando
O prompt de comando é uma interface baseada em texto que permite executar comandos e programas em seu sistema. Você pode usar o prompt de comando para definir a variável de ambiente JAVA_HOME seguindo estas etapas:
Abra o prompt de comando clicando no menu Iniciar e digitando cmd na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Windows + R no seu teclado, digite cmd na caixa de diálogo Executar e clique em OK.
Na janela Prompt de comando, digite setx JAVA_HOME "C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2", onde C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2 é o caminho para o diretório de instalação do JDK. Imprensa Digitar. Este comando criará ou atualizará uma variável de usuário denominada JAVA_HOME e definirá seu valor para o diretório de instalação do JDK.
Na janela Prompt de comando, digite setx Path "%Path%;%JAVA_HOME%\bin". Imprensa Digitar. Este comando anexará o diretório bin do seu JDK à variável PATH do usuário, o que permite executar comandos Java de qualquer local do sistema.
Na janela Prompt de comando, digite Saída e feche a janela do prompt de comando. Pode ser necessário reiniciar o sistema ou abrir uma nova janela do prompt de comando para que as alterações entrem em vigor.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como baixar e instalar o JDK em seu sistema Windows, bem como verificar sua versão do Java e definir a variável de ambiente JAVA_HOME. Agora você está pronto para começar a desenvolver e executar aplicativos Java em seu sistema.
Se você quiser aprender mais sobre a programação JDK e Java, pode visitar os seguintes links:
: a documentação oficial do Java SE 15, que inclui a referência da API, a especificação da linguagem, os tutoriais e os guias.
: A página oficial onde você pode baixar as versões mais recentes do JDK e outros produtos Java.
: as diretrizes oficiais para escrever código Java claro, consistente e sustentável.
: um pacote do JDK e NetBeans IDE, que é um ambiente de desenvolvimento integrado que simplifica o desenvolvimento Java.
: um pacote do JDK e do Visual Studio Code, que é um editor de código leve compatível com o desenvolvimento Java.
: um pacote do JDK e Eclipse IDE, que é outro ambiente de desenvolvimento integrado que oferece suporte ao desenvolvimento Java.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes e respostas relacionadas à instalação e uso do JDK:
P: Como desinstalo o JDK do meu sistema?
R: Para desinstalar o JDK do seu sistema, você pode seguir estes passos:
Abra o Painel de Controle clicando no menu Iniciar e digitando Painel de controle na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Windows + X no teclado e escolha Painel de controle.
No Painel de Controle, clique em Programas e então Programas e características. Isso mostrará uma lista de programas que estão instalados em seu sistema.
Na lista de programas, encontre a entrada que corresponde à sua versão do JDK, como Java SE Development Kit 15.0.2 (64 bits), onde 15.0.2 é o número da versão do seu JDK. Selecione-o e clique em Desinstalar. Isso iniciará o Assistente de desinstalação do JDK, que o guiará pelas etapas para remover o JDK do seu sistema.
Siga as instruções do JDK Uninstall Wizard e clique em Terminar quando terminar.
Você também pode excluir todos os arquivos ou pastas restantes relacionados à instalação do JDK, como C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2, onde 15.0.2 é o número da versão do seu JDK.
Você também pode querer remover ou atualizar quaisquer variáveis de ambiente que se refiram à sua instalação do JDK, como JAVA_HOME ou Path.
P: Como faço para atualizar meu JDK para uma versão mais recente?
R: Para atualizar seu JDK para uma versão mais recente, siga estas etapas:
Faça download do instalador para a versão mais recente do JDK na página Oracle Java Downloads, conforme descrito na seção Fazendo download do JDK Installer deste artigo.
Execute o instalador para a versão mais recente do JDK, conforme descrito na seção Instalando o JDK a partir do instalador .exe deste artigo. Você pode optar por instalar a versão mais recente do JDK no mesmo diretório da versão mais antiga ou em um diretório diferente.
Se você instalar a versão mais recente do JDK no mesmo diretório da versão mais antiga, o instalador substituirá a versão mais antiga e atualizará suas variáveis de ambiente de acordo. Pode ser necessário reiniciar o sistema ou abrir uma nova janela do prompt de comando para que as alterações entrem em vigor.
Se você instalar a versão mais recente do JDK em um diretório diferente da versão anterior, terá ambas as versões do JDK em seu sistema. Talvez seja necessário atualizar suas variáveis de ambiente manualmente para apontar para a versão mais recente, conforme descrito na seção Configurando a variável de ambiente JAVA_HOME deste artigo. Você também pode querer desinstalar ou excluir a versão mais antiga do JDK, conforme descrito na pergunta anterior.
P: Como faço para alternar entre diferentes versões do JDK em meu sistema?
R: Se você tiver várias versões do JDK em seu sistema, poderá alternar entre elas alterando suas variáveis de ambiente, como JAVA_HOME e Path. Você pode usar o Painel de controle de propriedades do sistema ou o Prompt de comando para alterar suas variáveis de ambiente, conforme descrito na seção Definindo a variável de ambiente JAVA_HOME deste artigo.
Por exemplo, se você tiver o JDK 15.0.2 e o JDK 16.0.1 instalados em seu sistema e quiser alternar do JDK 15.0.2 para o JDK 16.0.1, faça o seguinte:
Abra o Painel de Controle de Propriedades do Sistema ou o Prompt de Comando e localize a variável JAVA_HOME.
Altere o valor da variável JAVA_HOME de C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2 para C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-16.0.1, onde C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-16.0.1 é o caminho para o diretório de instalação do JDK 16.0.1.
Encontre a variável Path e altere todas as entradas que se referem a C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-15.0.2\bin para C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-16.0.1\bin, onde C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-16.0.1\bin é o diretório bin do seu diretório de instalação do JDK 16.0.1.
Salve suas alterações e feche o Painel de Controle de Propriedades do Sistema ou o Prompt de Comando. Pode ser necessário reiniciar o sistema ou abrir uma nova janela do prompt de comando para que as alterações entrem em vigor.
P: Como executo um aplicativo Java a partir da linha de comando?
R: Para executar um aplicativo Java a partir da linha de comando, você precisa usar o Java launcher, que é uma ferramenta que executa arquivos Java bytecode (arquivos .class) ou arquivos compactados Java (arquivos .jar). Você pode usar o Java iniciador seguindo estas etapas:
Abra uma janela do prompt de comando clicando no menu Iniciar e digitando cmd na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Windows + R no seu teclado, digite cmd na caixa de diálogo Executar e clique em OK.
Na janela Prompt de Comando, navegue até o diretório onde o arquivo do aplicativo Java está localizado. Por exemplo, se o arquivo do seu aplicativo Java for nomeado HelloWorld.class e está localizado em C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects, Você pode digitar cd C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects e pressione Digitar.
Na janela Prompt de comando, digite java HelloWorld e pressione Digitar. Este comando executará o arquivo de aplicativo Java chamado HelloWorld.class. Você deve ver a saída do aplicativo na tela. Por exemplo, se o aplicativo imprimir "Hello, world!" à saída padrão, você deve ver algo como isto:
C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects>java HelloWorld Olá, mundo!
Se o arquivo do seu aplicativo Java for um arquivo compactado Java (arquivo .jar), você precisará usar o -jar opção com o Java lançador. Por exemplo, se o arquivo do seu aplicativo Java for nomeado HelloWorld.jar e está localizado em C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects, Você pode digitar java -jar HelloWorld.jar e pressione Digitar. Este comando executará o arquivo Java chamado HelloWorld.jar.
P: Como faço para compilar um arquivo de código-fonte Java a partir da linha de comando?
R: Para compilar um arquivo de código-fonte Java (arquivo .java) a partir da linha de comando, você precisa usar o javac compilador, que é uma ferramenta que converte código fonte Java em arquivos bytecode executáveis (arquivos .class). Você pode usar o javac compilador seguindo estas etapas:
Abra uma janela do prompt de comando clicando no menu Iniciar e digitando cmd na caixa de pesquisa. Alternativamente, você pode pressionar Windows + R no seu teclado, digite cmd na caixa de diálogo Executar e clique em OK.
Na janela Prompt de Comando, navegue até o diretório onde o arquivo de código-fonte Java está localizado. Por exemplo, se seu arquivo de código-fonte Java for nomeado HelloWorld.java e está localizado em C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects, Você pode digitar cd C:\Usuários\usuário\Documentos\JavaProjects e pressione Digitar.
Na janela Prompt de comando, digite e pressione Digitar. Este comando irá compilar o arquivo de código-fonte Java chamado HelloWorld.java e gere um arquivo de bytecode chamado HelloWorld.class no mesmo diretório.
Se a compilação for bem-sucedida, você não verá nenhuma saída na tela. Se a compilação falhar, você verá algumas mensagens de erro que indicam problemas com seu código-fonte. Você precisa corrigir os erros e tentar compilar novamente.
Depois de compilar seu arquivo de código-fonte Java, você pode executá-lo usando o Java launcher, conforme descrito na pergunta anterior.
Este é o fim do artigo. Espero que tenham gostado da leitura e aprendido algo útil. Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia! 0517a86e26
Comments